Você sabe como é o processo da avaliação neuropsicológica?
- Anelise Pirola

- 20 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2024

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o processo da avaliação. Se esse for o seu caso, continue a leitura! Explico cada pedacinho que a envolve, na forma como eu trabalho.
01
Entrevista inicial com você e, se necessário, com sua família e/ou profissionais que te acompanham. O objetivo é eu te conhecer, através do seu próprio olhar e do outro. Assim, consigo formular hipóteses do que pode estar prejudicando suas tarefas.
02
Aplicação de testes e escalas. Me ajudam a avaliar suas funções cerebrais, ou seja, inteligência, memória, atenção, planejamento, etc. Não se preocupe! Estarei com você durante todo o processo e, embora chame-se avaliação, não tem certo ou errado como numa prova.
03
Cada encontro nosso dura cerca de 1 hora e meia, mas se você se cansar ou não conseguir manter o foco, interrompemos antes disso. O ideal é nos encontrarmos 2 vezes na semana.
04
Momento em que trabalho sozinha. Faço a análise dos resultados e peço sua paciência, pois demanda muito tempo de estudo. Finalizo com a confecção do laudo psicológico por meio de avaliação neuropsicológica. Nele vem todas as informações levantadas na avaliação mais a conclusão, orientações e encaminhamentos, se necessário.
05
Devolutiva. Na entrevista final conversamos sobre o laudo e os próximos passos para você seguir com seu tratamento. Acordamos também sobre a devolutiva e encaminhamento do laudo para o profissional que te acompanha. Ah! em média o processo todo leva entre 8 e 10 sessões.
É sempre bom saber o que nos espera, não é?
Se ainda ficou dúvidas, pode perguntar ;).





Comentários