Longevidade, Velhice e Amadurecimento
- Anelise Pirola

- 20 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2024

Você sabe distinguir entre longevidade, velhice e amadurecimento?
Conceitos que podem se mesclar ou não, depende de como você se organiza na vida.
Vamos a eles…
Pesquisas mostram um aumento considerável na taxa de envelhecimento, devido a vários fatores: desenvolvimento tecnológico, avanço da medicina, educação, diminuição da taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida. Isso é longevidade.
Ora, se vamos viver mais tempo, o desafio agora é saber envelhecer. Para isso, além de educar sobre o envelhecer, garantindo o devido valor e respeito à pessoa idosa, precisamos de hábitos saudáveis. Isso é envelhecimento ativo e saudável.
Como viver mais não significa viver bem, precisamos cuidar! Cuidar da saúde física, mental, emocional e social. E não é condição para começar na velhice, merece atenção em todas as etapas da vida. Isso é amadurecimento.
Se você já chegou na velhice, ou ainda não, mas está pensando nisso agora, saiba que é possível retardar alguns sintomas típicos da velhice através do treinamento cerebral com neurofeedback. Ou se já apresenta algum sintoma (esquecimentos, falta de atenção, …) é interessante avaliar as funções cognitivas, mesmo que preventivamente e, a partir desta avaliação, saber como o cérebro está funcionando para treinar novos padrões.
Estou aqui pra te ajudar a ser sua melhor versão!





Comentários