top of page

Explicando a avaliação neuropsicológica

  • Foto do escritor: Anelise Pirola
    Anelise Pirola
  • 20 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2024


ree

O que é

A neuropsicologia é a área que busca compreender as relações entre cérebro e comportamento. É o ramo mais específico das neurociências e seu propósito é justamente compreender o funcionamento do sistema nervoso central, do qual o cérebro faz parte, e como ele interfere na cognição e no comportamento.


Como se estrutura

Através da avaliação neuropsicológica pode-se avaliar as funções do cérebro e investigar seu funcionamento, de forma a permitir a compreensão do que pode estar causando os prejuízos.

Já a reabilitação neuropsicológica é o tratamento dos prejuízos cognitivos. Eu, particularmente, não trabalho com a reabilitação tradicional, atuo com o neurofeedback. Falo sobre ele em outra matéria ;).


Quem faz

O neuropsicólogo é o profissional capacitado para realizar as avaliações. Utiliza ferramentas específicas, como testes por exemplo, mas principalmente do seu conhecimento das neurociências.


Pra quem é

Para qualquer pessoa, em qualquer idade, que apresente suspeita ou algum transtorno neuropsiquiátrico ou de aprendizagem já instalado. Os prejuízos aparecem nas tarefas diárias e nas interações sociais.


Como ter acesso

Pode ser que você faça acompanhamento com outro profissional da saúde e ele indique a necessidade da avaliação para auxiliar no diagnóstico e/ou no tratamento. Mas, você ou sua família, percebendo algum comportamento diferente na sua rotina, pode procurar espontaneamente e, após a avaliação, havendo necessidade, encaminho para o tratamento adequado.


Quando buscar

01

Quando há algum déficit como atenção, memória, inteligência, raciocínio, capacidade de julgamento e de planejamento, comportamento ou humor.

02

Em casos de transtornos neuropsiquiátricos como demência, esclerose, AVE, TCE, autismo, entre outros.

03

Havendo dificuldades ou transtornos de aprendizagem, como deficiência intelectual, TDAH, dislexia, entre outros.


 
 
 

Comentários


bottom of page