Boa noite! Você dorme bem?
- Anelise Pirola

- 20 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2024

Dormir bem significa uma noite de sono reparador, aquele que faz despertar mais disposto e descansado.
Um adulto deve ter em média 7 horas de sono para atingir essa qualidade, mas pode variar de pessoa para pessoa. O ideal é planejar o sono, com horários regulares para deitar e levantar. Essa constância é muito boa, então, nada de fugir da rotina do sono nos finais de semana.
Não dormir bem traz complicações para a saúde
Irritação, impaciência, fadiga, sonolência durante o dia, alteração da atenção e memória, redução no desempenho e depressão.
Privar-se do sono piora ainda mais a situação, além de todos os indesejáveis sintomas mencionados, podem surgir alterações hormonais, aumento do peso, dores musculares, acidentes, confusão mental e distorção de percepção.
O sono é muito mais do que descanso!
Um cérebro descansado trabalha muito melhor no dia seguinte, além de favorecer a memória (é durante o sono que libera-se o hormônio melatonina, responsável, entre outras coisas, por fixar o aprendizado).
Pesquisas indicam a influência da melatonina na prevenção do Alzheimer.
Durante a noite os neurônios conseguem se comunicar melhor e com eficiência, já que não é exigido grandes tarefas dele enquanto dormimos. Assim, habilidades como atenção e concentração se potencializam no decorrer do dia.
Aproveite uma (boa) noite de sono reparador, aquele que te faz acordar disposto e descansado, para no dia seguinte conseguir desenvolver melhor as atividades que exigem memória, atenção e concentração.
Não sou grande estudiosa da antroposofia, mas conheço o suficiente para gostar. Ela diz que pela manhã o cérebro está pronto para tarefas de raciocínio e aprendizado, a tarde para atividades mais automáticas e à noite, para o merecido descanso…
Vamos cuidar melhor da qualidade do sono?





Comentários