A ciência explica a curva da felicidade
- Anelise Pirola

- 20 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2024

O gráfico da foto mostra a curva da felicidade. Foi elaborado mediante uma grande pesquisa feita ao redor do mundo.
Vou te explicar cada ciclo da vida e você vai entender o sentido dela…
Até a juventude estamos num processo de formação e amadurecimento físico, emocional e mental também. A vida é de expectativas do que está por vir, como se vivêssemos num conto de fadas onde tudo é possível e idealizado.
Entrar na vida adulta não é nada fácil. Significa o período das escolhas, na qual se tem contato com a realidade – muitas vezes dura -, e muitas decisões devem ser tomadas por uma única pessoa – você. Os sonhos tomam corpo e se impõe o momento de encarar carreira, faculdade, casamento, filhos, … A busca pela felicidade e sua decorrente “possível” frustração é imperativa. É a fase mais produtiva do ser humano, voltada mais pro mundo exterior que o interior.
Ao atingir a maturidade, nos damos conta que importa mesmo é ser grato pelo que temos, a percepção de bem-estar muda de prisma. Uma outra pesquisa aponta que a mudança acontece a nível cerebral e que, conforme envelhecemos, nos concentramos cada vez menos na ambição e mais nas conexões pessoais. O fato de as expectativas de vida não serem as mesmas de quando se era mais jovem traz uma leveza que faz toda a diferença.

Cada fase da nossa vida tem seus motivos, sabores e dissabores. Só amadurecemos com essa gratidão pela vida porque a construímos assim em todas as nossas vivências..
Nietzsche chamaria isto de “amor fati”: amor ao destino, a aceitação integral da vida.





Comentários